A companhia aérea também aplica modelos de IA na manutenção de aviões, no atendimento ao cliente e no cancelamento de voos. Entre 3% e 5% das pessoas que fazem reservas não comparecem aos voos, segundo a KLM. A tecnologia da empresa holandesa diminui o desperdício prevendo quantos passageiros que fizeram a reserva realmente vão embarcar no voo, assim evitando a produção e o embarque de comida em excesso.
A partir de 17 dias e até horas antes do voo, a inteligência artificial prevê quantas pessoas estarão presentes em cada classe da aeronave – econômica, premium comfort e executiva. Nas horas antes da decolagem, a empresa tem informações mais precisas de se as conexões dos passageiros vão chegar a tempo. Isso possibilita estimar com maior precisão o número de refeições necessárias no voo.Com essa inteligência artificial, a KLM passou a jogar fora 1,3 kg a menos de refeições em cada voo intercontinental que faz, o que representa, anualmente, o não desperdício de mais de 100 mil kg de alimentos por ano abastecidos a partir do aeroporto Schiphol, em Amsterdã (Holanda).
O modelo de IA TRAYS, lançado no final do ano passado, foi desenvolvido pela startup Kickstarter AI para a KLM com uma equipe de funcionários de grandes empresas holandesas, como as varejistas Bol e Ahold Delhaize, a companhia de transportes Nederlandse Spoorwegen e o banco ING.
“A aplicação da inteligência artificial contribui muito para melhorar nossas operações e torná-las mais sustentáveis”, diz Marjan Rintel, CEO da KLM.
Fonte: Época Negócios