Principal núcleo de críticas feitas no Instagram baseia-se em um prejuízo à inocência das crianças que consomem os produtos da rede.
O que dizer – ou fazer – quando a criatividade ultrapassa o limite do aceitável para uma parte expressiva do público de uma empresa? Quais são os possíveis impactos gerados por uma parceria rejeitada pelos consumidores sobre a reputação de uma marca? Essas são algumas das perguntas levantadas a partir da reação dos internautas à nova campanha digital do Burger King, estrelada por Kid Bengala, ex-ator de filmes adultos.
Publicada na última quarta, dia 14, no Instagram do BK, a peça publicitária colecionava mais de 24 mil comentários, mas foi deletada pela rede na tarde desta quinta-feira, dia 15. Enquanto alguns usuários comemoram o emprego do humor na publicidade, a maioria deles se mostra contrária à parceria entre a rede de fast-food e o ator, cujas falas se baseiam em piadas de cunho adulto. O comentário mais curtido pelos que viram a postagem classificou a ação como “super desnecessária e vergonhosa”.
Outros usuários recorreram aos mecanismos legais para apontar os problemas da peça. Citando o Código de Defesa do Consumidor, um internauta destacou o artigo 37, que proíbe a veiculação de peças publicitárias que se beneficiam da deficiência de julgamento e experiência das crianças possivelmente impactadas pela ação.
O potencial efeito da propaganda sobre a inocência infantil é o núcleo da maioria dos comentários desfavoráveis ao comercial do BK. Diversos internautas argumentaram que os produtos da rede são amplamente consumidos por crianças e, portanto, a empresa deveria ter sido mais cuidadosa ao desenvolver o conteúdo.
No Instagram, o Mundo do Marketing levantou uma enquete colocando os usuários na posição de aprovar ou desaprovar a publicação da campanha. 65% dos respondentes disseram que não aprovariam a veiculação.
FONTE: MUNDO DO MARKETING